quinta-feira, 8 de março de 2012

Pé na Estrada - A seara é grande

Todo aquele que deseja fazer a obra de Deus em outra cultura, precisa procurar se preparar bem, por que é maravilhoso cumprir o ide de Jesus, principalmente, em outra cultura, todavia, deve-se levar em conta as diferenças culturais, linguísticas, climáticas, sociais e espirituais. Essas diferenças não são vencidas somente com oração, mas com muito esforço e dedicação. Muitas vezes tendo que superar o próprio “eu” em prol da obediência ao chamado divino.
Quando se parte para levar a palavra de Deus entre outros povos, não se deve esquecer que eles têm sua propria cultura, língua, costumes e que o missionário está levando a mensagem do evangelho e não a sua cultura e seus costumes. Para isso, se faz necessário conviver com o povo para aprender a sua cultura e seus costumes procurando identificar o que está de acordo com a palavra de Deus. Vejam que é de acordo com a Palavra de Deus.
Somente o tempo formará uma consciência sobre a real situação espiritual e social de um povo, portanto viver entre esse povo é essencial. Procurar saber como é o relacionamento familiar é muito importante porque é nas famílias que você vai atuar como pregoeiro das boas novas e onde está os maiores conflitos.
Saber do clima é essencial porque o missionário pode ter dificuldade de se adaptar por problemas de saúde. O clima também influencia no trabalho do povo. Por exemplo, em Trujillo, o comércio no centro da cidade só começa a funcionar a partir das 10 horas da manhã e fecha as 21:30 h, mas uma boa parte do comércio fecha das 13 as 16 horas. Por que isso é importante? Por que vai influenciar no tempo de você sair para evangelizar. Para evangelizar em Trujillo, Peru, deve-se sair a partir das 16 horas até as 18:30 horas, já que em Trujillo o sol se põe as 19 horas. Há Igrejas que evangelizam no Domingo a partir das 16 horas, mas não tem culto à noite, o culto é realizado pela manhã. Fazem dois cultos, sendo um de ensino e outro evangelístico.
Uma vida dedicada de oração e leitura bíblica na língua do povo que você vai atuar. É preciso conhecer a Bíblia na língua do povo, para isso se faz necessário ler toda a Bíblia para se ter segurança na hora de falar do amor de Deus. Não se pode começar um trabalho sem ter esses requesitos observados com muita atenção e dedicação.
Conquistar a confiança do povo é essencial e também requer tempo, para isso o missionário deve ser simpático e comunicativo e disposto para fazer amizades. Conquistar o carinho das crianças é sempre muito bem vindo por que através dela podemos alcançar os pais. Qual o pai que não gosta de quem trata bem os seus filhos? Dar atenção as crianças abrem portas grandes para a comunicação do evangelho.
Recomendo aos que aspiram a obra missionária que procurem fazer um bom curso teológico e missiológico e logo em seguida passar por um treinamento transcultural supervisionado que minimizará os choques transculturais, mesmo assim, lembre-se que o trabalho de Deus na vida de cada um é ímpar, de modo que o que Deus fez na vida de um missionário pode não acontecer com outro, portanto, procure saber e se entregar a vontade de Deus na sua vida, e, pé na estrada.
Ev. Sebastião Gois

Nenhum comentário:

Postar um comentário