segunda-feira, 28 de maio de 2012

Características do Peru

O território do Peru tem 1.285.216 Km² de superfície. (pouco maior que o Estado do Pará)

A População do Peru - Com pouco mais de 29 milhões de habitantes (dados de 2010). (quase a população de Minas Gerais e Rio de Janeiro juntos)

Compreende três regiões: costa, serra e selva.

Costa – Possui uma costa de 2.500 Km de longitude, com uma largura máxima de 200 Km a norte e de 40 Km a sul. É na zona sul que há maior concentração de população.

Serra – Os Andes, a cadeia montanhosa mais extensa do mundo, cruza o Peru de norte a sul.

Selva – Esta gigantesca região, frondosa e verde, como nenhuma outra, é a região menos povoada do Peru.

Clima dos Territórios Peruanos

Encontram-se no Peru quase todos os climas do mundo.

É curioso como a diferença de relevo pode modificar o clima de uma região.

Clima da zona costeira (Lima, Trujillo) – De Abril a Setembro é a época mais fria. Varia de 19 a 23°, umidade do ar em torno de 75%

No verão faz calor pelas manhãs e entre o final de Dezembro e Março, o céu apresenta-se limpo. Durante a noite pode arrefecer um pouco, podendo ser necessário o uso de um casaco.

Clima da serra – Há duas estações distintas, marcadas pela presença ou ausência de precipitação.

A época das chuvas decorre entre Novembro e Março, com freqüentes e fortes aguaceiros de várias horas de duração, especialmente durante a tarde.

A altitude e a presença quase constante de nuvens, evita que as temperaturas subam demasiado, apesar de ser verão no hemisfério sul.

A época seca caracteriza-se por céu azul durante o dia. As temperaturas mantêm-se suaves enquanto dura o sol, mas há geralmente um arrefecimento ao amanhecer e ao anoitecer.

Clima da selva – Tal como na serra, há também duas estações: uma de Novembro a Maio, em que chove praticamente todos os dias durante várias horas e outra de Junho a Outubro, conhecida como época seca, onde podem ocorrer chuvas fortes mas de curta duração.

O clima da selva caracteriza-se essencialmente pela umidade que varia entre 80% e 100%, conforme as estações; e a temperatura, que sofre poucas alterações e cuja média anual ronda os 28ºC

Economia Nacional do Peru

Atualmente a economia está dominada pelo setor dos serviços, que traz mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e ocupa igualmente mais de metade da população ativa. Segue-se a indústria, as minas e a construção, com um terço da produção e apenas com 15% da população trabalhadora. Em último lugar vem a agricultura e a criação de gado, com pouco mais de 15% do PIB, mas com uma terça parte dos trabalhadores empregados.

70% da população concentra-se nas cidades. Em Lima vivem atualmente mais de 8 milhões de pessoas, quer dizer, um terço do total, enquanto que em 1940, quando se realizou o primeiro censo deste século, os habitantes na capital eram apenas 850.000.

Trujillo e Arequipa rondam um milhão de habitantes.

A densidade média da população é de 18 habitantes por Km², embora as diferenças entre as diferentes zonas sejam enormes.

Línguas do Peru

O castelhano é a língua oficial do Peru e é a língua mãe de mais de 80% da população.

16,5% dos peruanos têm o "Quechua" como primeiro idioma, os restantes habitantes falam outras línguas nativas, como os diversos idiomas utilizados pelos nativos da Selva Amazônica.

Religiões do Peru

Segundo a constituição peruana, a Igreja e o Estado estão oficialmente separados, sendo o Peru um estado oficialmente laico. A legislação proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa, no entanto, a Igreja Católica goza de um estatuto privilegiado.

O catolicismo romano é a fé predominante no Peru; segundo o censo de 2007, 81,3% da população acima de 12 anos descreveu-se como católicos, 12,5% evangélicos, 3,3% como de outras denominações, e 2,9% como não-religiosos.

Alfândega

Entrada – Ao chegar ao Peru é necessário preencher uma declaração de alfândega, em que constem os objetos que paguem imposto e que estão especificados no verso do documento.

Os artigos que podem entrar livremente no país são os normais de qualquer viajante.

Uma vez passado o controle de passaportes e antes de sair do aeroporto, se chega por avião a Lima, tem que se passar por um sistema de controle que consiste no seguinte: o passageiro carrega num botão, se acender uma luz verde pode seguir o seu caminho, se acender uma luz vermelha, o guarda da alfândega deve revistar toda a bagagem.

Saída – É absolutamente proibido levar objetos de arte pré colombiana, embora em alguns locais se vendam livremente. Também não é aconselhável levar folhas de coca ainda que não esteja especificamente proibido. No país o consumo de folhas de coca é natural e vende-se legalmente para fazer um chá ou para mascar. A saída com este produto pode ser um motivo de susto ou trazer alguma perca de tempo na alfândega.

Moeda do Peru y Tipo de Cãmbio  

A moeda do Peru é o Nuevo Sol.

A divisa de maior aceitação é o dólar americano e de preferência em numerário, visto que os cheques de viagem são mais difíceis de cambiar.

Conselhos de Saúde

A água não é aconselhável em nenhuma cidade do Peru. Os peruanos fervem a própria água das fontes ou consomem-na apenas engarrafada.

A água pode, contudo, utilizar-se, sem problemas em duchas ou lavagem de dentes.

O Soroche ou efeito de altitude, é outro ponto a ter em conta quando se viaja por um país tão acidentado geograficamente, como é o Peru. Em geral as altitudes superiores a 3.000 metros em pessoas que não estão habituadas, pode produzir uma sensação de enjoou e de fraqueza geral, acompanhada de dores de cabeça, como consequência de uma menor concentração de oxigénio na atmosfera.

O efeito de altitude pode sentir-se nas zonas de maior altitude do país.

Vacinas Necessárias para visitar o Peru

Febre amarela – nas zonas de selva exigem um certificado de vacinas.

A Melhor Altura para Viajar ao Peru

Nenhuma época do ano é má para visitar o Peru. Tendo em conta o clima, a melhor altura vai de Maio a Setembro, coincidindo com a época seca na Serra e Selva. As chuvas de meados de Novembro a Março podem dificultar atividades como as caminhadas e os passeios na selva. Algumas destas atividades podem eventualmente ser suspensas.

Drogas

É penalizado tanto o consumo como o tráfico de drogas. As folhas de coca  podem adquirir-se facilmente nos mercados. É provável que depois de um certo tempo no Peru se crie o hábito de tomar chá de coca e se queira levar algum para casa. É melhor não se cair nessa tentação e ainda que seja menos pitoresco, é preferível comprar o que se vende preparado em saquetas de infusão (como o de maçã), com registro sanitário. Desta maneira evitam-se problemas com a guarda civil no caso de revista às bagagens, no país de origem ou com a própria polícia peruana na saída do país.

Equipamento e Bagagens

Como há grande variedade de climas no Peru, a bagagem deve ser variada consoante as zonas por onde pretende viajar.

Independentemente da época do ano, se a viagem inclui estadias nas zonas costeiras, serra ou selva, fará falta roupa que agasalhe, camisas e calças amplas, para evitar picadas de mosquitos, camisetas, calções, sapatos cómodos e sapatos de ténis.

Na época das chuvas é necessário levar guarda-chuva e na selva é melhor usar gabardina. É bom levar um protector solar e um chapéu.

Para levar dinheiro e documentos, as lojas especializadas em material de viagem, oferecem vários modelos de carteiras e cintos para se colocar em várias partes do corpo.

Nos voos internacionais, a bagagem permitida é de duas malas por passageiro e nos voos domésticos é de 25 a 30 kg por pessoa.

Hora Local

A diferença horária entre o Peru e Portugal é de cinco horas ou seis, conforme a época do ano, dependendo da hora Portuguesa. A Hora do Peru mantém-se inalterável todo o ano. Em relação ao Brasil, a diferença horário são de 2 Horas, ou seja, por exemplo se no Brasil for meio dia, no Peru são 10 da manhã.

Corrente Eléctrica do Peru: A corrente eléctrica é de 220 volts.

Taxas de Aeroporto: Para voos nacionais ou voos domésticos, a taxa de aeroporto é de aproxaimadamente 7 US$ e 30 US$ para o voo internacional de saída do Perú

Nenhum comentário:

Postar um comentário